quinta-feira, 21 de maio de 2015

ULTIMA NOTICIAS EM SENTO SÉ, NA BAHIA E NO BRASIL

SOBRADINHO: Lideranças de Sento-Sé participaram do Seminário Regional de Segurança Hídrica

vereadores-sse
Os vereadores Uemisson Almeida (Eminho) e Juliano Afonso, juntamente com o secretario de Obras e Serviços Públicos Rosalvo Almeida e lideranças comunitárias de Sento-Sé, participaram no último dia 15/05, na cidade de Sobradinho-Ba, do Seminário Regional de Segurança Hídrica, realizado no Auditório Memorial da Chesf, com apresentação de diversos painéis de discussão com os seguintes temas: Aspectos gerais da crise hídrica da Bacia do São Francisco- consequências e perspectivas; Monitoramento e Controle da Vazão do São Francisco: A Hidroeletricidade Frente ao Múltiplo Uso; Projetos de Irrigação no Vale do São Francisco: Conflitos e Perspectivas diante da escassez Hídrica; Análise de Impactos dos Múltiplos Usos na Bacia do Rio São Francisco; O Agronegócio e os Recursos Hídricos: Ameaças e oportunidades; Potencialidades e vulnerabilidades da agricultura familiar no Lago de Sobradinho; Sistemas de Manejo de Irrigação; Vulnerabilidades e Adaptações à escassez de Água; Vulnerabilidade dos Sistemas de Abastecimentos de ÁGUA, Com Captações na margem do São Francisco.
Os debates foram mediados e conduzidos por técnicos e gestores da CHESF – Companhia Hidrelétrica do São Francisco, CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, INEMA, EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias, UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, IF Sertão Petrolina, FUNASA.
Como resultado do seminário, foi construída, conjuntamente a “Carta de Sobradinho”, que traçou um diagnóstico da situação, apontando sugestões e alternativas de soluções para o problema, com base nas discussões e impressões dos técnicos, gestores, dos representantes das comunidades ribeirinhas e usuários da bacia do São Francisco. O Governo do Estado da Bahia foi representado por Marcelo Nunes de Abreu, da Secretaria de Infraestrutura Hídrica. O Ministério da Integração Nacional indicou o Superintendente da CODEVASF, Alaor Grangeon.
Fonte: ascom/camara

ULTIMAS NOTICIAS

FRASE DO DIA

Se governo do PT, em seus 13 anos, tivesse trabalhado mais parcerias com China e EUA, ao invés de Venezuela e Sudão, o Brasil estaria próspero e não falido

DEPUTADO ARTHUR VIRGÍLIO BISNETO, PSDB-AMCOMENTAR
21 de maio de 2015, 18:45

BAHIA TCE repassa equipamento de oftalmologia à Sesab

O Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) vai repassar à Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) um aparelho denominado Lensômetro Digital, para que possa ser utilizado pelos setores de oftalmologia de um dos postos da rede de saúde pública estadual. A Resolução, apresentada ao plenário do TCE na sessão desta quinta-feira (21) pelo presidente da instituição, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, foi aprovada à unanimidade, restando definir apenas a forma legal de como se formalizará o repasse do equipamento. O Lensômetro Digital, adquirido pelo TCE em 2012, é utilizado na medição e leitura de lentes oftalmológicas e encontra-se em bom estado de conservação, podendo ser muito útil na prestação de serviços de saúde à população carente. Antes de decidir pelo repasse, o TCE solicitou à Secretaria da Saúde uma avaliação do equipamento por seus técnicos, que o consideraram em boas condições de uso e aprovaram a decisão.
21 de maio de 2015, 18:41

BAHIA Juiz Dirley Cunha é empossado na Academia de Letras Jurídicas da Bahia

Foto: Reprodução
Dirley é juiz federal e tem vasta experiência no campo jurídico
O juiz federal Dirley da Cunha Júnior foi empossado na tarde dessa quinta-feira (21) como novo integrante da Academia de Letras Jurídicas da Bahia. O jurista é Doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP, Mestre em Direito Econômico pela UFBA e acumula os cargos de professor de Direito Constitucional da UFBA nos Cursos de Graduação, Mestrado e Doutorado em Direito, professor de Direito Constitucional da Faculdade Baiana de Direito, professor de Direito Constitucional da UCSAL, juiz federal em Salvador. É também ex-Procurador da República, ex-Promotor de Justiça e autor dos livros “Curso de Direito Constitucional” e “Curso de Direito Administrativo”.
21 de maio de 2015, 18:30

BRASIL Segundo operador do PP é detido pela PF

Foto: Reprodução
Henry Hoyer de Carvalho, citado por Alberto Youssef, foi assessor do ex-senador Ney Suassuna (foto), do PSL-PB
Na operação que realizou na manhã desta quinta-feira, 21, a Polícia Federal acabou detendo o segundo operador de propina do PP, Henry Hoyer, no Rio. Ele era alvo de um mandado de busca e apreensão, não havia decreto de prisão contra ele. No entanto, acabou detido após a PF encontrar munição de uso restrito em uma das três armas antigas que ele tinha, em sua residência. Henry Hoyer de Carvalho, identificado como Henry pelo doleiro Alberto Youssef, personagem central da Lava Jato, em depoimento à Justiça Federal, é sócio em duas empresas e já foi assessor do ex-senador Ney Suassuna (PSL-PB). Seu nome também havia sido identificado pela Polícia Federal nas agendas do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa antes do depoimento de Youssef. “Reunião com Maurício e Henry 6/9/12″, anotou Costa em uma agenda de 2012 e 2013 apreendida na Lava Jato.
Estadão Conteúdo
21 de maio de 2015, 18:20

BAHIA Jorge Hereda toma posse como secretário nesta sexta

Foto: Divulgação/Arquivo
Jorge Hereda foi presidente da Caixa
O novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia, Jorge Hereda, toma posse nesta sexta-feira, 22 de maio, às 11 horas, no auditório da Procuradoria Geral do Estado, localizado na 3ª avenida, n° 370, Centro Administrativo da Bahia (CAB). Hereda sucede o engenheiro químico Paulo Guimarães, que ficou no cargo desde a saída, no final de abril, do engenheiro elétrico James Correia. Formado em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia, Hereda é mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Entre março de 2011 e fevereiro de 2015 foi presidente da Caixa Econômica Federal. Antes de ser efetivado presidente, ocupou durante seis anos a vice-presidência do banco estatal. Foi secretário de Habitação do Ministério das Cidades e acumulou experiências atuando em diversas secretarias no Estado de São Paulo.
21 de maio de 2015, 18:15

BRASIL “O PSDB não devia excluir o impeachment”, diz senador tucano

Foto: Renato Araújo/Agência Senado
Senador Álvaro Dias (PSDB-PR)
A decisão do PSDB de recuar da proposta de pedir o impeachment da presidente Dilma Rousseff está sendo contestada internamente na legenda. Os tucanos temem que a mudança de estratégia repercuta mal nas bases do partidos e entre o eleitorado de classe média, que é o principal alvo das propagandas partidárias. Deputados e líderes citam uma pesquisa do Instituto Datafolha, feita em abril: 63% dos entrevistados apoiam a iniciativa. “O PSDB tem o dever de analisar o impeachment. Precisamos criar uma colagem com as aspirações da população”, diz o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). O partido decidiu abandonar a tese do impeachment depois de receber um parecer do jurista Miguel Reale Junior. Ex-ministro da Justiça de Fernando Henrique Cardoso, ele indicou outro caminho, uma ação penal contra a presidente pelas “pedaladas fiscais”, manobra que consiste em atrasar repasses do Tesouro Nacional aos bancos estatais para o pagamento de benefícios sociais. A forma como a decisão foi tomada causou desconforto no partido. “O PSDB devia dialogar mais e envolver todos os agentes partidários no processo. Essa decisão devia ter sido tomada em conjunto”, diz Álvaro Dias. Ele defende que a sigla trabalhe com as duas alternativas: impeachment e ação penal.
O recuo do PSDB também levou alguns dos principais grupos anti-Dilma a se rebelar contra o partido. “Hoje o PSDB anunciou que não vai aderir a pauta do impeachment, traindo assim os mais de 50 milhões de votos adquiridos na última eleição”, disse um comunicado do Movimento Brasil Livre, responsável pela marcha do impeachment que saiu de São Paulo e chegará à Brasília no dia 27. “O Movimento Brasil Livre vai continuar a sua marcha até Brasília para protocolar o impeachment, pois, diferentes do PSDB, mantemos nossa palavra”, diz outro trecho do comunicado. O MBL também disparou nas redes sociais memes dizendo que “Aécio traiu o Brasil”.
Pedro Vanceslau, O Estado de S. Paulo
21 de maio de 2015, 18:05

BAHIA Solla representa contra Aleluia por quebra de decoro e irá processá-lo

Foto: Divulgação
Deputado federal Jorge Solla
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) ingressará com uma representação contra o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM) por quebra de decoro parlamentar. Na acusação, o petista anexa entrevista de Aleluia concedida à imprensa baiana em que dirige ofensas e falsas acusações contra Solla. O deputado também acionará a Justiça por injúria e difamação. “Enquanto ele recebeu R$ 3,5 milhões para se eleger, a maior parte de dinheiro vindo de empreiteiras envolvidas na Lava-Jato, como a UTC, OAS, Queiroz Galvão, Odebrecht, eu quero que ele prove em juízo o que diz quanto ao financiamento de minha campanha”, cobrou Solla. O deputado pedirá que Aleluia prove também as acusações referentes à sua gestão frente à Secretaria de Saúde do Estado. “Em 15 anos de gestor da saúde saio sem nenhuma condenação e sem estar respondendo nenhum processo judicial”, disse Solla. O deputado lamentou o nível de debate proposto pelo colega baiano. “Na CPI eu não fiz qualquer acusação, li uma matéria publicada na imprensa em 2009 sobre a Operação Castelo de Areia e perguntei se o executivo reconhecia aqueles pagamentos de propina. Sem porque nem pra quê vejo ele disparar contra mim ofensas que não correspondem com um nível respeitoso de debate”, disse. A representação por quebra de decoro, salienta o petista, se deve às ofensas pessoais. “Apesar de estar em primeiro mandato, em minha carreira política sempre mantive o debate num nível civilizado, de respeito aos atores políticos e instituições. A vasta experiência parlamentar do deputado Aleluia, todavia, não foi suficiente para que ele contivesse o destempero e aprendesse a respeitar os outro deputados”, disse.
Fonte: politicalivre

FAZCULTURA ESTÁ COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS PARA ENVIO DE PROJETOS DE INCENTIVO CULTURAL EM TODA A BAHIA

Está aberto a toda a sociedade o prazo para inscrição de projetos do FAZCULTURA, que é uma ação de incentivo à cultura na Bahia. O FAZCULTURA é uma parceria da Secretaria de Cultura do Estado – SECULT e da Secretaria da Fazenda – SEFAZ. 
São aceitos projetos estipulados em um valor de R$ 800 mil. De acordo com o representante Territorial de Cultura do Sertão do São Francisco, Alan Alves, durante entrevista ao programa Geraldo José nesta quarta-feira (20), podem ser inscritas atividades que contemplem todas as esferas culturais, como teatro, música, gravação de CD e DVD, lançamento de livro, realização de festivais, entre outros.
As inscrições do FAZCULTURA podem ser feitas através do sitehttp://www.cultura.ba.gov.br/ até o dia 02 de dezembro de 2015. Os interessados que precisarem de mais detalhes sobre o assunto devem se dirigir até o Centro de Cultura João Gilberto.
" Os candidatos podem fazer com calma as inscrições. O FAZCULTURA tem esse diferencial de possibilitar um prazo maior de inscrição diferentemente dos editais culturais que também são oferecidos em curto tempo e são mais concorridos. Não há gastos com o envio do projeto. Todo o processo é feito pelo site do FAZCULTURA", pontuou Alan Alves.
Da redação Alinne Torres/Fotos: Geraldo José

SENTO SÉ: PROJETO INOVANDO PRÁTICAS - TRANSFORMANDO VIDAS REALIZA PALESTRA

A Pró-Reitoria  de Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco promoverá amanhã,  (22), em parceria com o Fundo Nacional do Meio Ambiente - Ministério do Meio Ambiente, uma palestra com pesquisadores da UNIVASF, como parte da campanha ambiental no âmbito do Projeto Inovando Práticas - Transformando Vidas sobre o Desenvolvimento Sustentável e Fortalecimento da Agricultura Familiar no Município de Sento Sé. O evento acontecerá  no auditório da Câmara Municipal de Vereadores a partir das 9h30min.
Apresentação de Trabalhos

Grupo de estudantes do Curso de Agronegócios


Fotos: Osielma da Silva Batista

O Projeto Inovando Práticas Transformando Vidas iniciou suas atividades no dia 03/11/14 no Espaço Plural – UNIVASF Juazeiro. E contempla duzentos participantes de dez municípios envolvidos com a agricultura familiar, que terão capacitação em agentes de desenvolvimento sustentável em educação ambiental.
O projeto é fruto de uma parceria entre a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) / Univasf, Fundo Nacional de Meio Ambiente, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, Embrapa – Semiárido e IRPAA.
Entre os participantes capacitados pelo projeto temos representantes de Sindicatos de Trabalhadores Rurais, Comunidades Quilombolas, Movimentos Sociais e pequenos Agricultores Familiares associados de Sobradinho, Casa Nova, Remanso, Pilão Arcado, Juazeiro, Sento-Sé, Petrolina, Uauá, Curaçá, Canudos, Campo Alegre de Lourdes, Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Salgueiro e Lagoa Grande.

CAMPANHA
O Projeto Inovando Práticas – Transformando Vidas (PROEX – FNMA) promoverá campanhas ambientais nos municípios dos estados da Bahia e Pernambuco

Os participantes do projeto do município de Sento Sé-BA, realizaram campanha de conscientização sobre o tema Desenvolvimento sustentável nos distritos de Andorinha, Itapera, Aldeia, Pascoal, Limoeiro, Traíras e na sede do município. 

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Sento-Sé: Transporte escolar de qualidade beneficia estudantes do interior


onibus escolar sse
A prefeitura de Sento-Sé por meio da secretaria de educação e Cultura está ampliando a qualidade do transporte escolar na zona rural do município. Estudantes de Brejo da Brásida, Cajuí, traíras, Fazenda Bebedouro, Capeado, Andorinha, Quixaba, Bazuá e Volta da Serra já contam com ônibus modernos e adaptados com acessibilidade para cadeirantes, auxiliando no transporte diário dos alunos e nas viagens e excursões dos discentes e docentes do interior. O estudante Robson Alves da Silva, 10 anos, disse que os novos ônibus oferecem conforto e segurança. Ficou melhor, agora a escola pode planejar viagens escolares para dentro e fora do município, o transporte é bom e os nossos pais confiam, relatou.
escola-sse

Fonte: ascom/pmss

terça-feira, 19 de maio de 2015

Sento-Sé: Projeto social inaugura escolinha de futebol Olho D’água

campeonato
O projeto social Oasis do Sertão, inaugurou sábado (16), a escolinha de futebol Olho D’água, que atende a crianças e adolescentes carentes da região do distrito de Amaniú em Sento-Sé. Centenas de pessoas prestigiaram o ato inaugural, que aconteceu em Brejo da Brásida e foi marcado por muitas emoções. O objetivo do projeto é oferecer entretenimento e lazer a crianças e jovens, através de atividades esportivas, e estimular o rendimento escolar nas unidades tradicionais de ensino, já que todos os participantes são matriculados na rede pública. O projeto é uma iniciativa do soldado PM Noélio Aragão, e atende a oitenta crianças de cinco a quinze anos, das comunidades de Junco, Brejo da Brásida, Pedra Branca, Rancho dos Negros, Queimada, Capim Grosso, Fazenda Nova, Tanque, Itapecuru e Sanharó, todas no interior do município. Pelo menos uma vez por semana os estudantes se encontram no Junco para jogar bola, aperfeiçoar fundamentos, aprender regras disciplinares, técnicas de futebol e convivência social. As aulas são ministradas por instrutores voluntários, que além das práticas esportivas, orientam sobre os riscos de consumo de álcool e drogas na adolescência. O projeto é modelo na integração e formação de crianças e adolescentes, e tem o apoio da prefeitura de Sento-Sé.
futebol-sse
Uma agenda de viagens está sendo elaborada para que os estudantes troquem experiências com jovens de outras comunidades, o primeiro compromisso será para a cidade de Sento-Sé, para conhecerem o projeto social escolinha do Bahia. O prefeito Ednaldo Barros assegurou que a administração municipal vai se envolver diretamente, por se tratar de uma ação social audaciosa, sem fim lucrativo. Só com muito amor e respeito ao próximo, é possível desenvolver um projeto como essa magnitude. Parabenizo ao soldado Noélio, pela brilhante idéia, vamos aproximar todas as secretarias do projeto, principalmente as de educação, saúde, assistência social e Esportes, para fortalecer cada vez mais esse sonho, afirmou o prefeito.
Emocionado o mentor Noélio Aragão afirmou que as crianças são apanhadas em suas casas, sem ônus nenhum para os pais, e que os custos com alimentação e transportes são bancados pelo projeto e a prefeitura. Vamos fazer brotar a esperança, só teremos uma sociedade mais justa e igualitária, se tivermos homens e mulheres preparados para os desafios do futuro, desabafou.
Fonte: ascom/pmss

SENTO SÉ/ RIACHO DOS PAES: Riacho dos Paes festeja a padroeira Santa Rita de Cássia

Riacho
Acontecerá nos dias 21 e 22/05, a tradicional festa de Riacho dos Paes, a 18 km da cidade de Sento-Sé. O festejo alusivo à padroeira santa Rita de Cássia, reunirá uma mega programação: no dia 21, acontecerão as atividades esportivas e culturais, como a tradicional Maratona de santa Rita, pega de boi no mato e a final do campeonato de futebol. O dia 22 será reservado às comemorações religiosas: batizados, casamentos, procissão e missa. Para completar a programação, barraquinhas e shows musicais vão fazer a festa.
Fonte: ascom/pmss

SENTO SÉ: Caminhada marca dia do Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

18/05/2015 Comentar
cmdca
Não existe tempo ruim para dizer não a violência sexual. Por isso, alunos e professores da rede municipal de Sento-Sé, realizaram na manhã de hoje (18), uma caminhada pelo centro da cidade, para mobilizar a sociedade, no combate permanente a este tipo de crime. A manifestação faz parte das comemorações do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A marcha partiu da Secretaria de Educação, na Avenida Raul Alves de Souza e seguiu até a praça Dr. Juvêncio Alves, no coração da cidade.
Exibindo faixas e cartazes, os alunos defendem os seus direitos, mostrando a importância do combate a esse tipo de crime. Durante todo o percurso um carro de som que acompanhava a caminhada sonorizava mensagens de apoio ao fim da exploração sexual.
evento-sse
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído por Lei Federal Nº 9.970/2000, em alusão a 18 de maio de 1973, quando a menina Araceli Sanches, de apenas 8 anos, foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens da classe média alta de Vitória (ES). Apesar de sua natureza hedionda, o crime prescreveu e os assassinos ficaram impunes.
DENUNCIE – As denúncias sobre a violência sexual devem ser feitas através do Conselho Tutelar, da Delegacia de Polícia Civil, Polícia Militar, ou pelo Disque Denúncia Nacional no número 100.
Fonte: ascom/pmss

SENTO SÉ: IGREJA CRISTÃ EVANGÉLICA CONTINUA COM A CAMPANHA DE ORAÇÃO

Fonte: Pr. Alan Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário