quinta-feira, 18 de junho de 2015

ULTIMAS NOTICIAS DE SENTO SÉ

Câmara de vereadores de Sento-Sé entrega título de cidadão Sento-Seense ao senhor Chico Nunes


Chico Nunes (3)
O Poder Legislativo Municipal de Sento-Sé realizou sessão solene na manhã dessa quinta-feira (18), para entrega do título de Cidadão Sento-Seense ao senhor Francisco Nunes dos Santos. A honraria foi concedida pela Lei Municipal, e é fruto de projeto da Mesa Diretora.
“Esta homenagem nasceu do profundo reconhecimento da liderança em serviços comunitários e humanitários empreendida na trajetória de Francisco Nunes dos Santos, unindo sentimentos e pensamentos em torno do propósito de servir”, disse o presidente da câmara Moacir Martins dos Santos.
Chico-Nunes
Palavras do Cidadão
Em seu pronunciamento o ancião de 93 anos, disse que não se exime de cumprir o seu dever e, se este for árduo, o faz assim mesmo, entendendo que o espírito coletivo oferece as indulgências, principalmente quando exalta os mais humildes, agradeceu o homenageado.
História
Chico Nunes nasceu em 29/01/1922, no município pernambucano de Ouricurí, onde viveu com seus pais até os 20 anos de idade; Ainda jovem trabalhou como tropeiro comerciante, tocando rebanhos cargueiros de Ouricurí-Pe para Picos no Piauí; Chegou à região do São Francisco em 1942, atraído pela mina de cristal branco do Rumo, no município vizinho de Xique-Xique; Sem êxito na atividade mineral, foi morar na fazenda Itapecurú, região do distrito de Amaniú em Sento-Sé, onde se casou pela primeira vez, em 1957, e abriu um armazém. Onze anos depois conheceu o seu amor verdadeiro, Edite Celestino de Souza (Donita), com quem fugiu para Pernambuco; só em 1976, regressaram para o Junco em Sento-Sé, onde vivem até hoje. Aqui oficializaram o matrimonio, ato celebrado pelo reverendo padre Marcos Charles Tilla e registrado na paróquia de São José. Um homem honrado, de vida limpa e admirado por todos.
Fonte: ascom/camara

Sento-Sé: Câmara de vereadores aprova o Plano Municipal de Educação

18/06/2015 Comentar
DSC_0044
Com o plenário cheio de educadores, a câmara de vereadores de Sento-Sé aprovou por unanimidade na manhã de hoje (18), o Plano Municipal de Educação (PME), em consonância com o PNAE (Plano Nacional de Educação). A matéria teve o apoio dos parlamentares da base governistas e da oposição, e foi aprovado na integra, sem alterações. Agora a matéria segue para a sanção do prefeito Ednaldo Barros.
Profissionais de educação e alunos que acompanharam a votação ao lado da secretaria Patrícia Carneiro Rodrigues, comemoraram a decisão do plenário. O plano contempla rodos os segmentos educacionais, e o mais importante, é um projeto de governo para os próximos dez anos, completou a professora Edilene Emídia.
Fonte: ascom/camara

SENTO SÉ: Câmara de vereadores mantém parecer do TCM e aprova contas do prefeito

camara-vereadores-sentose
Com apenas quatro votos contrários ao parecer prévio do TCM (Tribuna de Contas dos Municípios) do estado da Bahia, a câmara de vereadores de Sento-Sé, manteve a aprovação das contas da prefeitura de Sento-Sé, referente ao exercício financeiro de 2013, de responsabilidade do prefeito Ednaldo dos Santos Barros. A corte de contas havia opinado pela aprovação com ressalvas, e para mudar a decisão do Tribunal, a oposição ao gestor precisaria de maioria absoluta no plenário, o que não aconteceu. Em Sento-Sé a câmara de vereadores é composta por treze vereadores, e nesse caso seriam necessários nove votos. De 2009 a 2013, todas as contas do alcaide foram aprovadas pelo TCM ou pela Câmara municipal.
Fonte: ascom/camara

SENTO SÉ: Vereadores debatem saúde e educação em conferência e audiência pública

18/06/2015 Comentar
Vereadores
Os vereadores de Sento-Sé, Moacir Martins dos Santos (presidente), Juliano Afonso e João Borges, participaram ativamente essa semana, dos debates e discussões que envolveram temas sociais complexos, como educação e saúde pública.
João-Borges
Na segunda feira (15), o presidente da comissão de educação, saúde e serviços públicos da câmara, vereador João Borges (SDD), participou da Audiência Pública que consolidou o Plano Municipal de Educação (PME). O encontrou debateu as vinte propostas educacionais prioritárias para os próximos dez anos, no âmbito municipal. O parlamentar garante que o encontro foi proveitoso e a plenária conseguiu amarrar compromissos importantes, para um futuro que já começou.
Moacir-Martins
Na quarta-feira (17), os edis prestigiaram a 3ª conferencia municipal de Saúde, que reuniu centenas de pessoas da cidade e do interior, para discutir a complexidade na saúde. O presidente da câmara, vereador Moacir Martins dos Santos, elogiou os presentes e parabenizou a secretaria de saúde, na pessoa da secretária Urany dos Santos Barros, pela importância dedicada ao evento, considerado fértil para expor e elaborar propostas solidas para a saúde no Brasil. O parlamentar concluiu o seu pronunciamento dizendo que não basta criticar os problemas, é preciso se envolver e participar, para que tenhamos uma gestão mais eficiente.
Juliano-Afonso
Juliano Afonso (PT) defendeu os avanços conquistados pelo Brasil nos últimos anos, e acredita que o Sistema Único de Saúde (SUS), continua sendo o maior e melhor programa de atendimento público. Reconheceu a necessidade de melhorar o sistema, e disse que o legislativo municipal está imbuído de bons propósitos para ajudar a população, no tocante às questões relacionadas à saúde no município. O nosso compromisso é com o povo, e a ele colocamos o nosso mandato à disposição, concluiu o vereador.
Fonte: ascom/camara

Saúde pública de qualidade foi tema de conferência em Sento-Sé

painel
Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo Brasileiro. Foi com esse tema que a Secretaria de Saúde de Sento-Sé, realizou a 3ª conferência municipal de saúde. O evento aconteceu hoje (17), na Câmara de Vereadores, e reuniu representantes do Poder Executivo, Legislativo, Núcleo Regional de Saúde – Norte, Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), sindicatos, associações, igrejas, escolas, conselhos e a comunidade, que debateram e consolidaram propostas de melhorias para a saúde pública. A plenária discutiu três eixos fundamentais: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; valorização do trabalho e da educação em saúde; financiamento do SUS e a relação público/privado. Antes da abertura dos trabalhos, os vinte e oito delegados presentes aprovaram o regulamento da conferência e deliberaram as propostas e conteúdos constantes da resolução n° 01/2015. As propostas consolidadas na conferência serão elaboradas em relatório único e encaminhadas às Conferencias Estadual e Nacional de Saúde, que acontecerão em Setembro e Novembro respectivamente.
Fonte: ascom/pmss

Nenhum comentário:

Postar um comentário