segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

SENTO SÉ: EPIDEMIA DE CASCUDOS TIRA SOSSEGO DA POPULAÇÃO DA SEDE E DO INTERIOR

Imagem da Internet
Desde ontem (14) os moradores da cidade de Sento Sé, região norte do Estado, estão apreensivos, quanto a possível possibilidade do surgimento de doenças, pragas, doenças de pela, tipo micoses, que poderão surgir, por conta de uma epidemia de cascudos, iniciada no inicio da noite desse domingo (14) e continua nesta segunda-feira. Milhões de cascudos e outros insetos, estão invadindo residências, igrejas e até estabelecimentos comerciais, tomando as calçadas, uma verdadeira epidemia.
Com as altas temperaturas e excessivo calor, a exemplo de ontem à noite, quando um mormaço foi verificado, preparação e chuva que caiu na madrugada, os insetos se deslocaram da vegetação catingueira, onde há uma proliferação extrema, os mesmos de cor escura esverdeada e fedorentos, voam em direção às luzes da cidade. Ao se chocarem com pessoas, animais, lâmpadas, paredes e outros objetos, consequentemente liberam um ácido de defesa com cheiro desagradável.
Em determinadas épocas, precedentes a períodos chuvosos, é comum epidemias de mariposas,que são geradas em excessiva quantidade pelas águas paradas e quentes do Lago de Sobradinho, saem voando em direção as lâmpadas da cidade. Por cconsequência liberam um substancia amarelada que provoca cansaço (asma) em pessoas alérgicas.
As crianças, recém-nascidos, adultos e idosos devem ser protegidas, especialmente à noite e ao deitar.

Não temos conhecimento se algum estudo tenha sido feito, ou há projetos nesse sentido, o certo é que, é uma época, que tira o sossego da população, em especial, as residências mais próximas do Rio São Francisco e da própria caatinga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário