terça-feira, 18 de novembro de 2014

Petrolina realiza busca ativa para casos de tuberculose

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Tuberculose, segunda-feira (17), a equipe da Vigilância em Saúde do município  de Petrolina, realizou ação de busca ativa de sintomáticos respiratórios para identificação de casos novos de tuberculose na Penitenciária Dr. Edvaldo Gomes, local de grande aglomeração.
A diretora de Vigilância em Saúde, Catarina Sulpino, ressalta a importância de ações como esta em locais de maior aglomeração de pessoas. “A busca por casos da doença em locais com grande aglomeração de pessoas suscetíveis à doença, a exemplo, das penitenciárias é de extrema importância para que haja um controle da doença” afirma Catarina.
Ao todo, 40 homens realizaram o exame do escarro e destes 39 apresentaram sintomas semelhantes da tuberculose. “Só após a análise da secreção coletada é que teremos o resultado positivo ou não para tuberculose. Caso haja caso confirmado, o tratamento é iniciado de imediato”, explica a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Silvana Mudo. A ação terá continuidade nesta quarta-feira (19) já que nem todos os homens foram examinados.
Um dos sintomas que pode servir de alerta é a tosse há mais de duas semanas acompanhada ou não por febre, perda de peso e inapetência. “Para saber se há relação com a doença, o usuário pode procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e solicitar o exame”, relembra a diretora.
Os casos são tratados nas unidades de saúde com antibióticos específicos num período de 6 a 9 meses. A coleta do escarro também é realizada nas unidades que funcionam das 8h às 17h, zona urbana, e das 7h às 14h na zona rural.

Fonte> gazzeta.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário