quinta-feira, 20 de novembro de 2014

REMANSO: Profissionais da Saúde participam de capacitação em Saúde do Trabalhador em Juazeiro

Terminou nesta quarta-feira (19), com estudos de casos, apresentações de trabalhos e construção de agenda de ações, a capacitação em Saúde do Trabalhador realizada para profissionais de saúde de Juazeiro e de municípios da microrregião (Campo Alegre de Lourdes, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Sento Sé, Sobradinho, Uauá, Pilão Arcado e Canudos), no Rapport Hotel. A iniciativa foi promovida através da parceria entre a Secretaria da Saúde de Juazeiro – através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) – e a 15º Dires com o objetivo de implementar a notificação dos acidentes e agravos de saúde relacionados ao trabalho.
cursosesau
Durante a abertura da capacitação foram realizadas dinâmicas e a coordenadora do CEREST, Maria Luiza Valverde Carneiro apresentou palestra sobre a Saúde do Trabalhador no SUS. Outros temas foram discutidos: Apoio da instituição nas ações de Saúde do Trabalhador nos municípios, o SINAN e as Notificações dos Agravos e Doenças Relacionadas ao Trabalho (ADRT), Acidente de trabalho por exposição a material biológico como sangue e outras secreções humanas, os quais poderão levar o acidentado à contaminação pelo vírus HIV, da hepatite B e C, Intoxicação Exógena ocupacional relacionada à exposição a agrotóxico e de forma geral, Acidente de trabalho ocasionado por óbito, mutilações, etc.
“O atendimento e o acolhimento são necessários e importantes, mas a notificação é relevante, pois, é através dela que o Ministério da Saúde e o governo estadual poderão visualizar o que está acontecendo em cada localidade e trabalhar melhor as políticas públicas para reduzir as ocorrências ocupacionais, gerando portanto, um maior ganho de qualidade de vida para o trabalhador, pois o empregador estará em vigilância constante e se a empresa não se adequar as exigências pode até ser interditada”, explicou a coordenadora do CEREST, Maria Luiza Carneiro. Na opinião da enfermeira do município de Sento Sé, Neomizia Gomes, o treinamento foi muito importante. “Ainda sabemos pouco sobre a Saúde do Trabalhador e aqui obtive mais conhecimentos sobre a emissão da Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT) e tirei minhas dúvidas sobre as notificações. Um município subnotificado fica sem dados reais e o governo não pode tomar as devidas providências”, disse.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica (Agravos) de Juazeiro, Maria de Fátima Araújo, parabenizou o município e a 15º Dires. “O curso foi muito interessante, dinâmico e com uma didática ótima, além de integrar bastante os profissionais. Como vivemos numa região agrícola é importante estimular as pesquisas e as investigações para que as notificações exógenas, por exemplo, que são ligadas a exposição aos agrotóxicos tenham diagnósticos precisos mostrando de fato a nossa realidade”, enfatizou.

Informações: Vânia Castro/SESAU/ Remansonoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário