domingo, 9 de novembro de 2014

SENTO SÉ: MUITO RICO EM RECURSOS NATURAIS, POVO TRABALHADOR E CONTINUA EMPOBRECIDO

Foto: Osiel Amaral
O Município de Sento Sé está situado na região do Baixo Médio São Francisco, às margens do Rio São Francisco, na borda do Lago de Sobradinho, região norte do Estado da Bahia.
Tem uma historia  bem peculiar. Está entre as cinco cidades que tiveram que ser inundadas por causa da construção da Barragem de Sobradinho. A nova cidade de Sento Sé, foi erguida em 1976, sendo pouco a pouco habitada pelos moradores da antiga sede municipal, que submergiu às águas.
O município se estende por 12 698,8 km² e população estimada em 2014 com 41.102 habitantes, segundo o IBGE. A densidade demográfica é de 2,9 habitantes por km² no território do município.
Situada na margem direita da Borda do lago de Sobradinho, a cidade é cercada de um lado pelo Velho Chico e do outro lado por belíssimas serras.
O Rio do Murim, que fica a 150 km da cidade, tem água o ano inteiro, sendo que no período das chuvas fica ainda mais bonito, por aumentar o volume das águas das pequenas cachoeiras e lagos.
A viagem ao Cumbi deixa o visitante maravilhado com tantas belezas que o município nos reserva, com uma riqueza de fauna e flora de encher os olhos. Seguindo por trilhas na mata é possível subir a serra e ter uma vista extasiante. Por todo o caminho pode-se ver Pica-paus, Beija-flores e Papagaios, soltos nas arvores. Pode-se admirar Jatobás, Umbuzeiros, Pau d’arcos, Gameleiras e Juazeiro, todos imponentes e intocados.
Brejo São José é um pequeno paraíso dentro da caatinga, com um clima fresco e ameno, nascentes de água, arvores frutíferas centenárias, muitas serras e flores.
O contato com a natureza preservada, com relíquias do passado e com gente de coração puro e acolhedor, que recebe pessoas de vários lugares, faz de Sento Sé uma cidade de um povo forte, que passou pela dura experiência de perder o seu lugar, deixar para trás o passado e saber com muita luta reconstruir a sua historia.
A cebola, juntamente com a manga, atualmente, são importantes economicamente para o município, gerando alguns empregos diretos e indiretos. Sento Sé se destacava  como o maior produtor de cebola do Nordeste e terceiro maior no Brasil, chegando a ostentar o título de Capital da Cebola.
Destaque também  como pioneira no projeto de criação de tilápias em tanques-redes em todo o entorno do lago de Sobradinho, a pecuária e é considerado uma das maiores reservas minerais do mundo.
Há alguns anos, foi introduzido o cultivo de uvas sem sementes, que chegou a projetar o município no mercado internacional. Infelizmente, a falta de compromisso e responsabilidade de governos estaduais, na manutenção da BA 210 – Trecho Sento Sé até Sobradinho, inviabilizaram, o mais grave e inaceitável é que continua até os dias atuais.
Outro projeto, o Itapera – Coampi,  que tem uma área de plantio de mais de 200 hectares com diversas culturas que se adaptam bem ao solo do município também não progrediu por conta de ingerências impostas por organismos do governo Estadual.  
Além da fruticultura e da piscicultura, que poderiam gerar milhares de empregos, Sento Sé tem outro referencial. O município é um grande produtor de caprinos, ovinos e bovinos, com um rebanho superior a 200 mil cabeças (IBGE).
ONTEM, HOJE E ATÉ QUANDO
Com 182 anos de Emancipação Política, Sento Sé dos dias atuais alimenta os mesmos  contrastes: de um lado, enorme volume de riquezas naturais, aproximadamente 580 km de borda de lago, terras abundantes e variadas, jazidas minerais, entre outros. No entanto, o seu povo continua sacrificado, empobrecido em diversos setores e com baixa expectativa de vida. “O Jornal “A Tarde” em meados de 2003 publicou:” Sento Sé, parece um município sem sorte”.
LEVANTAR A CABEÇA
Nunca é tarde para ser feliz. O nosso povo merece algo melhor. Precisamos rever conceitos, posturas administrativas, culturas do modo de pensar, implementar modelos de desenvolvimento com  métodos produtivos, estimulando uma visão de progresso.
Alguém já disse: Levante a cabeça e não esmoreça, prá frente é que se anda.

Fonte de pesquisas: IGBE, wikipedia, o exemplo e jornais

Outras fotos: 



Prazeres

Nenhum comentário:

Postar um comentário